Cabeçalho do índice de posts

Post arquivado

@augustocc@social.br-linux.org
avatar
@augustocc@social.br-linux.org
https://social.br-linux.org/@augustocc/113755481595592884

No post anterior (link abaixo) eu mostrei o template vazio que eu criei pras minhas novas anotações diárias.

A cada dia ele é criado (vazio, mas com as datas e links atualizados) automaticamente, e agora trago um print de como ele fica depois de preenchido - ou ao menos a primeira parte dele, que é o que cabe no print.

Eu tinha achado que aquelas questões pré-definidas engessariam, mas nem foi o caso - fica um relato bom e fluido.

social.br-linux.org/@augustocc

Print do Obsidian contendo o texto a seguir:<br><br><br>## O dia em que eu comecei a anotar diariamente as minhas imphiperfocadarcepções e realizações.<br><br>🌅 O dia começou com uma rara oportunidade de dormir até bem tarde, e levantei perto das 11 da manhã, revigorado e com uma sensação boa de início de ciclo. Até pedalei um pouco mais do que nos outros dias!<br><br>🧠 O pensamento que dominou meu dia foi de que, de alguma forma, registrar as minhas impressões ao final de cada dia vai ser uma forma de trazer para o consciente, a longo prazo, uma perspectiva melhor sobre momentos e pensamentos que até o momento vem se perdendo ao longo dos dias.<br><br>❤️‍🔥 Hoje o sentimento mais intenso foi o da percepção clara de que a solitude me faz bem e de que, neste momento, estou feliz e completo sozinho.<br><br>🚀 O grande avanço de hoje nas realizações foi criar a infraestrutura para essas anotações, incluindo a parte que acontece no Obsidian (notas criadas automaticamente, com links para as da véspera e do dia seguinte), o lembrete automático em uma DM no Mastodon para eu vir escrever ao final do dia, e o script para listar no Todoist tudo que eu concluí no dia, pra me ajudar a lembrar.<br><br>🧑🏻‍🎓 Hoje eu aprendi que a API do Todoist é mesmo muito boa, completa (ao menos para os usuários dos planos pagos), fácil de interagir, e robusta.<br><br>🍀 O que me ajudou hoje foi ter reconquistado minha capacidade de foco, por conseguir voltar a sintonizar os sentimentos com a solitude. (…)<br>
Print do Obsidian contendo o texto a seguir:


## O dia em que eu comecei a anotar diariamente as minhas imphiperfocadarcepções e realizações.

🌅 O dia começou com uma rara oportunidade de dormir até bem tarde, e levantei perto das 11 da manhã, revigorado e com uma sensação boa de início de ciclo. Até pedalei um pouco mais do que nos outros dias!

🧠 O pensamento que dominou meu dia foi de que, de alguma forma, registrar as minhas impressões ao final de cada dia vai ser uma forma de trazer para o consciente, a longo prazo, uma perspectiva melhor sobre momentos e pensamentos que até o momento vem se perdendo ao longo dos dias.

❤️‍🔥 Hoje o sentimento mais intenso foi o da percepção clara de que a solitude me faz bem e de que, neste momento, estou feliz e completo sozinho.

🚀 O grande avanço de hoje nas realizações foi criar a infraestrutura para essas anotações, incluindo a parte que acontece no Obsidian (notas criadas automaticamente, com links para as da véspera e do dia seguinte), o lembrete automático em uma DM no Mastodon para eu vir escrever ao final do dia, e o script para listar no Todoist tudo que eu concluí no dia, pra me ajudar a lembrar.

🧑🏻‍🎓 Hoje eu aprendi que a API do Todoist é mesmo muito boa, completa (ao menos para os usuários dos planos pagos), fácil de interagir, e robusta.

🍀 O que me ajudou hoje foi ter reconquistado minha capacidade de foco, por conseguir voltar a sintonizar os sentimentos com a solitude. (…)
01/01/2025 19:34:58 ♥︎ 4 ↺ 2

Thread deste post

avatar
@augustocc@social.br-linux.org
https://social.br-linux.org/@augustocc/113755646631747506
Em resposta a @augustocc/statuses/113755481595592884.

Ainda na pauta das anotações diárias que decidi fazer em 2025 e comecei hoje: neste primeiro dia, a intenção de fechar a anotação com uma crônica no estilo "querido diário” foi cumprida, e nasceu num post com links, que eu fiz aqui nesta rede mesmo, hoje mais cedo – mas agora à noite ganhou detalhamento.

Crônica de hoje:<br><br>Às vezes a gente passa uns dias borbulhando uma mesma ideia, sem entender direito o motivo, mas depois de algum tempo de fervura o insight chega e nos surpreende. <br><br>Foi o caso com algo que a @buca postou no último final de semana: ela plantou em mim uma ideia que ficou fervilhando desde então, e hoje de manhã a percepção do motivo chegou inesperadamente, em um pacotinho bem embrulhado, que o meu subconsciente deve ter passado dias elaborando.<br><br>A menção dela foi por meio de um link para o texto “Your life is not a story: why narrative thinking holds you back”, que ela complementou com uma síntese pessoal: “Acho que tentar demais ser uma coisa só pode ser uma cilada e acaba limitando a vida”.<br><br>O que eu tiro do texto é o risco de ver a si próprio em um papel fixo, definido, amarradinho, determinado: ser “a professora“, “o tiozão descolado”, “o surfista”, “o pesquisador“, “o vizinho prestativo“ etc. A gente sai ganhando quando percebe que a cada momento estamos vivendo diversos enredos diferentes, às vezes com papeis disjuntos, até<br><br>Quanto ao meu insight: eu não sou desse jeito que a síntese dela adverte – dentro de mim tem uma infinidade de personagens e enredos. Mas o texto me trouxe algo mesmo assim: a percepção de que isso é um diferencial, que eu desejo valorizar mais, em mim e nos outros. <br><br>Em 2025, portanto, vou dar ainda mais vazão ao meu perfil de primo excêntrico. Funciona bem pra mim, e o medo de julgamento alheio não pode me segurar.<br><br>Feliz 2025!
Crônica de hoje:

Às vezes a gente passa uns dias borbulhando uma mesma ideia, sem entender direito o motivo, mas depois de algum tempo de fervura o insight chega e nos surpreende.

Foi o caso com algo que a @buca postou no último final de semana: ela plantou em mim uma ideia que ficou fervilhando desde então, e hoje de manhã a percepção do motivo chegou inesperadamente, em um pacotinho bem embrulhado, que o meu subconsciente deve ter passado dias elaborando.

A menção dela foi por meio de um link para o texto “Your life is not a story: why narrative thinking holds you back”, que ela complementou com uma síntese pessoal: “Acho que tentar demais ser uma coisa só pode ser uma cilada e acaba limitando a vida”.

O que eu tiro do texto é o risco de ver a si próprio em um papel fixo, definido, amarradinho, determinado: ser “a professora“, “o tiozão descolado”, “o surfista”, “o pesquisador“, “o vizinho prestativo“ etc. A gente sai ganhando quando percebe que a cada momento estamos vivendo diversos enredos diferentes, às vezes com papeis disjuntos, até

Quanto ao meu insight: eu não sou desse jeito que a síntese dela adverte – dentro de mim tem uma infinidade de personagens e enredos. Mas o texto me trouxe algo mesmo assim: a percepção de que isso é um diferencial, que eu desejo valorizar mais, em mim e nos outros.

Em 2025, portanto, vou dar ainda mais vazão ao meu perfil de primo excêntrico. Funciona bem pra mim, e o medo de julgamento alheio não pode me segurar.

Feliz 2025!
01/01/2025 20:16:56 ♥︎ 2 ↺ 2
avatar
@augustocc@social.br-linux.org
https://social.br-linux.org/@augustocc/113760345637339873
Em resposta a @augustocc/statuses/113755646631747506.

Ainda no tema da minha decisão de este ano passar a fazer anotações diárias para ganhar perspectiva sobre como meus dias evoluem, hoje acrescentei mais uma seção ao modelo de documento do Obsidian: um placar para o dia, em várias dimensões, a ser preenchido objetivamente mas só depois da reflexão causada pelo preenchimento do restante, que é textual.

Print do Obsidian mostrando um fragmento de documento onde está visível o título “Placar do dia - Marque X na alternativa que melhor descreve”, seguido por duas tabelas para avaliar as seguintes dimensões:<br><br>Presença e controle da situação<br>Realizações<br>Entregas<br>Conexões<br>Aprendizado e reflexão<br>Sono - qualidade e tempo<br>Alimentação e hidratação<br>Interesse e atenção<br>Energia e dinamismo<br>Satisfação<br><br>Ao final, um campo para descrever meu humor do dia, em uma palavra.
Print do Obsidian mostrando um fragmento de documento onde está visível o título “Placar do dia - Marque X na alternativa que melhor descreve”, seguido por duas tabelas para avaliar as seguintes dimensões:

Presença e controle da situação
Realizações
Entregas
Conexões
Aprendizado e reflexão
Sono - qualidade e tempo
Alimentação e hidratação
Interesse e atenção
Energia e dinamismo
Satisfação

Ao final, um campo para descrever meu humor do dia, em uma palavra.
02/01/2025 16:11:57 ♥︎ 1 ↺ 0
Posts