⌨️ #NaData de hoje, mas em 1986, a ABNT prometia para o mês seguinte a definição de um padrão brasileiro de teclados, com posições definidas para o Ç e funcionamento da acentuação.
Hoje o teclado brasileiro é uma realidade comum, mas na época havia vários formatos diferentes no mercado, e os fabricantes nacionais ainda rejeitavam a ideia de um padrão obrigatório.
Mapa publicado pela Logitech aplicando as teclas em que há diferença entre o layout US e o padrão brasileiro hoje vigente pela ABNT.
💾 #NaData de hoje, mas em 1995, o Borland Delphi – descendente vitaminado do Turbo Pascal for Windows – estava chegando ao Brasil, e o Estadão o testou e gostou. Seu desafio por aqui era converter os desenvolvedores ainda entrincheirados no Clipper e os que já haviam migrado para o Visual Basic, e ele foi bem-sucedido com muitos deles.
O preço oficial da versão completa assustava: R$ 959. Já a versão Desktop custava R$ 220. Mas havia quem o obtivesse pelo custo de alguns disquetes.
🌋 #NaData de hoje, mas em 1902, o vulcão do Monte Pelée, na ilha da Martinica, entrou em erupção e rapidamente destruiu toda a cidade de Saint-Pierre, de 30.000 habitantes.
O resgate encontrou apenas 2 sobreviventes, sendo um deles um prisioneiro, salvo pelas espessas paredes de seu cárcere.
👪 A origem da comemoração. Há 90 anos, #NaData de hoje, mas em 1914, o Congresso dos EUA aprovou uma resolução conjunta que passou a designar o 2º domingo de maio como o Dia das Mães, oficializando uma data que já era celebrada desde 1907 a partir de uma campanha de uma igreja evangélica.
Cartaz de campanha pela aprovação do dia das mães no segundo domingo de maio
💬 #NaData de hoje, mas em 1991, após uma década de exclusividade da Editora Abril para publicar os quadrinhos da Marvel, a Editora Globo chegou às bancas com a revista Marvel Force, trazendo na capa nossos velhos conhecidos mutantes.
Ela havia surpreendido a Abril ao conseguir com a distribuidora o direito de publicar algumas histórias que não estavam saindo por aqui, e iniciou uma disputa acompanhada atentamente pelos leitores, mês a mês, com opções extras nas bancas.
Capas das duas primeiras edições de Marvel Force, trazendo os mutantes da Marvel em revistas fora do controle da Abril.
🎰 #NaData de hoje, mas em 1985, vivíamos os tempos interessantes da Nova República, e o Ministro da Justiça se manifestou favorável à legalização do jogo do bicho, dando início a estudos nesse sentido, com prazo de 60 dias.
Não era iniciativa só dele: os secretários de segurança dos estados haviam enviado ao Congresso manifestação pedindo que o jogo do bicho fosse liberado para regulamentação pelos Estados, que ficariam obrigados a aplicar no aparelhamento das polícias 50% do valor apurado.
Tabela parcial com grupos e dezenas do jogo do bicho.
🐻 Há 40 anos, #NaData de hoje mas em 1984, o comitê olímpico da União Soviética anunciou oficialmente que seus atletas não participariam da Olimpíada de Los Angeles, em julho. Era uma represália ao boicote dos EUA à olimpíada anterior, realizada em Moscou, mas os motivos oficiais incluíam histeria anti-soviética e falta de segurança.
Cobertura da Folha com charge em que o urso soviético dá um pontapé na águia norte-americana.
Chuvas interrompem resgates em Porto Alegre; previsão é de frente fria
A prefeitura de Porto Alegre pediu, no início da tarde desta quarta-feira (8), que os barcos que atuam nas operações de resgate interrompam as atividades por chance de chuva e ventos fortes nas próximas horas.
Há também chance de descargas elétricas e ventos que podem passar dos 80 km/h. "Tão logo o tempo permita, as atividades serão retomadas", diz a nota do município.
hj de manhã, na hora em que iria cuidar da alimentação saudável usual, tive que cuidar de várias coisas na rua. Agora, em compensação, assei uma peça de maminha e almocei pão com bife, esteve bom. O restante dela vai ser consumido ao longo da semana.
Uma lição aprendida ao organizar concursos de inovação ou bancos de boas práticas é que se as pessoas entenderem que o reconhecimento interessa mais ao chefão e que a consequência pra equipe vai ser ter que realizar mais esforço sem ganhar nada relevante em troca, as inscrições refletirão isso.
não é questão de não gostar das pessoas, muitas vezes é gente que eu genuinamente gosto, mas eu tenho dificuldade de manter conversação com pessoas mt autocentradas ou cuja interação se limita a fazer críticas.
Não é questão de eu discordar dos posicionamentos também (às vezes é), mas é que o meu repertório de conversa é limitado e acaba.
aproveitei que hj fui la entregar ferramentas, lanternas e pilhas pra levarem pro RS, e tb coloquei na caixa 2 barbeadores eletricos e 3 videogames portáteis, ctz que algumas pessoas em algum abrigo ficarão um pouco mais confortáveis com esses itens à mão
Minha participação na #QuartaCapa desta semana, com tema de livros que marcaram a infância, provavelmente vai destoar: cedo demais eu comprei num sebo o livro A Terceira Guerra Mundial, escrito por uma galera da OTAN. Mt medo!
Era ficção histórica, num cenário 100% pró-EUA, mas a escalada parecia realista pra época de conservadorismo no governo dos EUA e linha dura na URSS.
Começava com tanques rolando entre as duas Alemanhas, e daqui a pouco tinha explosões nucleares em Birmingham e Minsk.
Capa do livro, sem ilustrações, com os dizeres: A Terceira Guerra Mundial - Agosto 1985
Aqui em Floripa estamos super próximos do RS, e os caminhões de doações voltam no mesmo dia trazendo a lista do que os abrigos e centros de lá estão precisando com mais urgência.
A lista é publicada, e a de hoje inclui lanternas, pilhas e ferramentas (além dos itens que já sabemos, tipo água, fraldas e ração animal).
Tenho bastante lanternas, pilhas e ferramentas. Enchi uma caixa e levei lá. Hoje vou ver no JN se aparece algum herói socorrista voluntário com uma lanterna que já foi minha.