🕹️ Alguém teve? Esse deve ser raro. Na data de hoje, mas em 1990, a Chips do Brasil lançou o Prosystem-8, seu clone econômico do Nintendinho.
A empresa já fabricava controles e cartuchos para os demais clones de NES.
📺 Na data de hoje, mas em 1985, a Globo, SBT, Bandeirantes, Manchete, Cultura e TVE transmitiram em pool, de maneira quase ininterrupta e ao longo de 3 dias, os cortejos de milhões de pessoas e os funerais públicos de Tancredo Neves.
@marindn nao to zoando não, são talentosos
@robertolocatelli@ursal.zone bem-vindo!
@robertolocatelli@ursal.zone Roberto, meu presente ao novo vizinho é este kit de boas vindas: https://social.br-linux.org/@augustocc/110152359834473002
@rklein planejamos para ter sábados assim semanalmente :)
Aquele sabadão de temperatura amena e céu azul, calçada já varrida.
Estou na feira aguardando fritarem o pastel, pra ir pro escritório e iniciar o plantão de novidades velhas de hoje
@marindn vou pedir pro pessoal maneirar
@marindn verdade, tem pelo menos duas músicas boas, e tem a distinção de ter feito sucesso com uma cover do david bowie
@xenotar sim, essa foi uma das que ficou de fora ontem. Todo dia tem material extra que justificaria até uma segunda edição do meu boletim :)
@trix@bolha.us @petroniocandido isso ai, migrar faz parte dos recursos do Mastodon, vai dar certo!
@diegolakatos é, assim vale a pena ne
@introspectiva espero que logo chegue e que curtas como eu curti!
@Pachi obrigado, pachi!
@Bruiserzinha podia sim
@Bruiserzinha vai melhorar, Min. Iser. Mas essas datas-marco são mesmo um para-raios de sensações indesejadas
@aridiculaideia@mastodon.com.br bem oportuna portanto!
@Eliane@ursal.zone confirmo! É do Al Amir, fica aqui perto do bairro
@helioloureiroBR é, acho que ela ainda está só no twitter
@Eliane@ursal.zone é de rosbife!
O beirute chegou quente e veio muito bem guarnecido
@rigues rigues, se tu não está apto, quer dizer que ninguém mais no mundo está
Recebi hoje esse livro (em quadrinhos) contando a história de uma mulher que tem seu autismo diagnosticado aos 30 anos - como ela chega a isso, como diagnostica e como a vida dela muda depois.
Estou adorando. Já pedi logo dois, porque vou querer que mais gente ao meu redor leia.
@marindn atendimento 5 estrelas
@nunesdennis@bolha.us então ambos não vemos
14/
Se você curtiu esta thread, pode me ajude a divulgar replicando o post inicial dela, ou espalhando a URL!
E se você já está no Mastodon, lembre-se de oferecer aos seus amigos a ajuda na migração, mas ✨sem pressionar ninguém✨ pois cada um sabe onde quer estar!
13/
O Mastodon é uma federação de instâncias, algumas melhor providas, outras encontrando ainda o seu caminho.
Lembre-se que muitas são mantidas por voluntários ou por uma comunidade, e talvez você possa colaborar, contribuir e entender as eventuais limitações.
Escolha a sua instância sabendo disso!
12/
Talvez você sinta falta do Quote RT (ou RT comentado), um recurso que o Mastodon havia decidido não ter, mas recentemente incluiu nos seus planos, e em algum momento vai chegar aos usuários em geral.
Enquanto isso, o pessoal se vira com colagens, links e prints. Por enquanto eu uso o app Re: Toot, uma gambiarra muito bem feita que gera QRTs lindos.
11/
De meteorologia a Pink Floyd, passando por Pokemon e por bichinhos fofos, essa lista mantida pelo @tchambers traz vários dps bots legais que migraram do Twitter para o Mastodon no início de 2023: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1SOmgXL3fRHAsxiVufw73VmzYmyLGat5koC7sf045Cic/edit#gid=1724839402
10/
Na mesma linha do Followgraph, o WhomToFollow também não depende do Twitter. Ele olha as contas que você já segue no Mastodon, vê quem essas pessoas seguem e te dá uma lista de sugestões, ordenando por popularidade entre os seus amigos (e não popularidade geral, como faz o Followgraph).
Experimente: https://whomtofollow.com
9/
Depois que você já estiver seguindo algumas pessoas no Mastodon, tem ferramentas pra encontrar facilmente mais pessoas pra seguir, e elas não dependem em nada do Twitter.
A primeira delas é o Followgraph, que analisa quem você já segue no Mastodon, e mostra as pessoas que são seguidas por eles e você ainda não segue, ordenados por popularidade.
Eu uso semanalmente, e sempre encontro gente legal, recém-chegada! https://followgraph.vercel.app
8/
Se você está migrando e precisa de ajuda para se enturmar ou para acompanhar o que acontece na rede, tem 2 perfis que podem ajudar:
▪ @TagsBR - diariamente informa as pautas das tags temáticas (sobre jogos, cinema, música e mais) que movimentam a rede, e são uma boa maneira de interagir com pessoas que você ainda não conhece.
▪ @TrendsBR - divulga os posts que estão hitando nas instâncias brasileiras, e muitas vezes revela gente legal, divertida e bem-informada, que merece ser seguida.
7/
Não fique com a timeline vazia, senão você não chegará a captar como funciona o Mastodon. Se não tiver a quem seguir, comece com as pessoas desta lista que eu mantenho, das pessoas que mais conversam nas instâncias brasileiras: https://mastodon.br-linux.org/falantes/
Aproveite e me siga, sou o augustocc@social.br-linux.org
É provável que algumas pessoas que você já seguia em outras redes estejam pelo Mastodon, siga-os também, e veja quem eles seguem!
6/
Em qualquer caso, a sua timeline pessoal vai exibir só os posts de quem você seguir (e essas pessoas podem estar em outras instâncias).
Entretanto, as instâncias têm públicos diferentes, (às vezes) têm temas específicos, e cada uma delas oferece uma timeline adicional, local, com todos os posts das pessoas da mesma instância.
A graça da escolha é pegar uma instância que reuna pessoas que vão postar sobre o que você vai querer ler nessa timeline adicional.
5/
Mas como eu escolho uma instância? Como eu _fico sabendo_ quais são as instâncias brasileiras?
Excelente pergunta, e tenho a resposta: eu preparei uma lista das 15 maiores instâncias brasileiras, dizendo inclusive se elas estão ou não abertas para criação de novas contas. Está em https://mastodon.br-linux.org/instancias/
E se você quiser uma lista ampla e internacional, veja a do https://joinmastodon.org/servers
4/
Na hora de criar a conta, é necessário escolher uma instância, mas as consequências dessa escolha:
a) não são graves. Você vai poder seguir pessoas das outras instâncias, elas não são estanques
b) não são definitivas. Se você depois descobrir que prefere outra instância, poderá transferir sua conta
Não haverá maior dificuldade se você optar por criar a conta numa grande instância internacional e depois perceber que prefere uma instância temática brasileira, por exemplo.
3/
Mas eu prefiro ativar o "modo avançado" nas preferências da minha conta, pra ter a visão em múltiplas colunas usando melhor a largura da tela, em um modo que lembra o tweetdeck ou vários apps pro Twitter em desktop.
No modo avançado a minha tela fica assim:
2/
Sempre vou assumir que você vai seguir as dicas usando um navegador, na tela de um computador.
Criar e configurar a conta é fácil, pois você já criou mil contas em redes sociais a esta altura da vida (mais adiante falaremos da grande diferença, que é precisar escolher uma instância).
Na configuração default, o Mastodon aparece assim no meu navegador, em português, modo diurno, com uma coluna trazendo os posts recentes:
Como ajudar alguém que nada de braçada no Twitter a vir molhar os pés no Mastodon antes de decidir mergulhar: a thread, versão 2.0
Bem-vindo ao Mastodon, aqui é tudo nosso! E o segredo é que tudo que você já sabe sobre redes sociais continua valendo aqui – as diferenças conceituais são importantes, mas não mudam o fato de que estamos aqui para seguir e ler uns aos outros.
Esta é uma thread de dicas, voltada aos novos vizinhos que estão chegando e trazem experiência de outras redes.
🧶 1/n
@matematico314 @marindn eles acabarão achando, melhor é sempre assumir como bandeira tudo aquilo que se teme que outros colem na gente como um rótulo
@gfelitti sensacional essa taxa de perda, hein?
acho que hoje é o dia em que atualizarei a thread que eu fiz em fevereiro, apresentando o mastodon pra quem
conhece o twitter
alerta de thread longa mais tarde, portanto
@vespa és a prova viva então. obrigado!
@xenotar po, vagem hoje ta fazendo falta por aqui
bora almoçar. Hoje vai ser legumes com shoyo, uma farofinha protagonista, e um bifinho decorativo
@nunesdennis@bolha.us eu, como administrador de instância minúscula, preferiria a hipótese de contato com mais pessoas em menos instâncias, do que com essas mesmas pessoas espalhadas por uma quantidade enorme de instâncias. Mas as duas possibilidades são válidas e bem-vindas.
@helen@bolha.us @gutocarvalho@bolha.us obrigado pelo prestígio! de minha parte, o segredo é ter boas anotações sobre o que eu quero fazer, e lembrar de dar o primeiro passo antes de pensar muito detalhadamente no milésimo :)
fiz uma telinha pra usar no https://instancias.br-mastodon.online, mas achei tão legal que acho que vai ser mais util se compartilhar aqui com a comunidade
@matematico314 servimos bem para servir sempre!