ALINHE-SE AO SEU OBJETIVO NA HORA DE ORGANIZAR SUAS NOTAS NO #OBSIDIAN — O Obsidian é poderoso, mas é uma ferramenta – e como tal deve se alinhar a uma técnica, um método e uma estratégia.
Nesta 2ª temporada da thread, vimos diversas formas e critérios para tirar proveito dele, mas não os aplique indiscriminadamente: pare pra pensar nos motivos pelos quais você gerencia conhecimento, e aí escolha ou adeque só os que melhor se encaixarem na sua realidade!
USANDO O #OBSIDIAN PARA DOCUMENTAR PROGRAMAÇÃO — Não poderíamos concluir esta 2ª temporada da série sem mencionar que o Obsidian suporta colorizar sintaxe de trechos de código.
O seu trecho de código deve ser cercado por 2 trios de acentos graves, e a linguagem deve ser indicada junto ao primeiro deles, como no exemplo: ```python (veja as setas na imagem anexa)
O suporte a sintaxe é dado pelo Prism, que reconhece literalmente centenas de linguagens.
Janela de edição do Obsidian mostrando um exemplo de marcação de um trecho de código em Pascal, na forma como é digitado e na forma como é exibido, com setas exibindo os pontos em que há diferenciação na edição e na exibição.
Calorão fora de época: nova onda vem aí e três regiões vão sofrer
As temperaturas vão aumentar em ao menos três regiões do Brasil: Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Esta é a quarta onda de calor que o país enfrenta desde o início de 2024, segundo a Climatempo. Deve durar até 2 de maio, e cidades do Centro-Oeste e interior de SP já enfrentarão temperaturas altas nesta semana. Segundo o MetSul, essa região pode atingir marcas de 37ºC a 39ºC.
@not_that_barb olha, ao mesmo tempo em que término é indesejado, esse tipo de incompatibilidade tem efeitos ampliados conforme o tempo passa, e não é algo em que nenhum dos 2 deveria ceder, mesmo. Acolho totalmente a tua dor deste momento, mas ao mesmo tempo acho que é a dor de ter alcançado uma solução necessária, sendo que as alternativas seriam piores.
por circunstâncias que escaparam ao meu controle em uma época pretérita, os travesseiros aqui de casa são de 3 tamanhos diferentes, e nenhum deles é o tamanho padrão.
Hoje de manhã encomendei fronhas novas, pensa numa trabalheira.
ta na hora de já colocar no filtro de papel o pó do café de amanhã de manhã, pra dar tempo de dar uma boa oxidada, como a @tatianasaito@ursal.zone ensinou
@blogdiva teu português é muito claro e expressivo, e eu também gosto do que tu escreves! Muito bom que o fediverso permita esses contatos tão interculturais!
@marcoribeiro@ursal.zone é, e acrescento que temos vários exemplos que fazem pensar duas (ou mais!) vezes, quanto a movimentos que incluem em sua base o culto às personalidades de seus líderes
Hoje aproveitei que estava mesmo disperso e fiz um pequeno upgrade no sistema gerenciador de efemérides, pra facilitar meu trabalho de selecionar e publicar
🕺🏻 O desapreço é mútuo. #NaData de hoje, mas em 2006, o leitor e amigo Prof. Marco André testemunhou o momento em que Richard Stallman colocou o BR-Linux na sua lista de desaprovação, ao tomar conhecimento do post de um leitor sobre a sua atitude de cobrar por autógrafos no FISL.
Print de post do BR-Linux: Richard Stallman lê sobre si próprio no BR-Linux - e... é contra 22/04/06 16:12 #3617 Segundo o relato abaixo, o BR-Linux (ou pelo menos uma notícia que publiquei aqui) entrou para a categoria dos itens que Richard Stallman não aprova - ao lado da OSI e da marca Creative Commons, para ficar entre os itens já mencionados por ele hoje. “Estava agora há pouco utilizando um dos computadores do telecentro do fis/7.0 quando fui interrompido por uma senhora, que pediu gentilmente que emprestasse o computador por um momento. Ela me disse que só queria mostrar uma página a um amigo. Sai da frente do computador e abri espaço pra ela. Foi neste momento que percebi que o amigo dela era o próprio Richard Stallman. Os dois estavam conversando em espanhol. A maior surpresa no entanto não foi a presença dele. Quando ela digitou o endereço do site surgiu o BR-Linux na tela. Enquanto eu associava as idéias ela achou a noticia que queria mostrar: http://br-linux.org/linux/stallman_ pessoa_e_ideia (aquela sobre a cobrança por fotos e autografos) Ele leu (aparentemente ele entende português) e depois de um tempo comentou com ela que não concordava com a noticia, que ele tinha o direito de agir daquele jeito. Virou as costas e saiu (...) A feliz coincidência é que o professor Marco André estava justamente conversando comigo, para me relatar as palestras do Miguel de Icaza e do pessoal do Google, quando foi interrompido pela mulher que fala espanhol. Quem seria ela?
🥳 Na data de hoje, mas em 2006, um leilão recursivo foi realizado na área do FISL, e um autógrafo de Richard Stallman, que ele _vendia_ no evento ao preço de R$ 10, foi sucessivamente arrecadado por vários valores crescentes, que os organizadores doaram à Free Software Foundation, após marcharem ao stand da FSFLA no evento, ao som do tema da Aliança Rebelde.
Colagem de fotos do leilão, da arrecadação e da doação.
🧭 #NaData de hoje, mas em 1993, o centro de pesquisas NCSA lança o pioneiro navegador Mosaic, que permite navegar na web usando uma interface gráfica e rapidamente se torna o primeiro a alcançar popularidade nesse ramo.
Era revolucionário, e cheguei a usar em uma estação Unix na época.
🥋 #NaData de hoje, mas em 1985, foi lançado o jogo 'Yie Ar Kung Fu' para o Nintendo – mas talvez você o conheça do MSX, do Spectrum, ou até do fliperama.
Inspirado nos filmes de Bruce Lee, o jogo da Konami introduziu no gênero a barra indicando a vida do personagem.
🙇🏻 #NaData de hoje, mas em 1945, o perdedor Adolf Hitler, já refugiado debaixo da terra desde janeiro, foi informado por um de seus generais de que as forças alemãs não tinham oferecido resistência ao ataque soviético próximo a Berlim, e admitiu que a guerra estava perdida.
Entrada do bunker subterrâneo, dias depois da chegada dos aliados a Berlim.
🚑 #NaData de hoje, mas em 2013, Ana Maria Braga foi atropelada ao vivo por um carro autônomo que estava em exibição no seu programa. O veículo em marcha à ré e sem motorista derrubou a apresentadora no chão, causando ferimentos leves.
Mas o incidente deu sorte ao projeto: a pesquisa prosseguiu e teve sucesso.
O momento do contato entre veículo e apresentadora
🏆 Há 10 anos, #NaData de hoje, mas em 2014, estreava na Record o reality show Aprendiz Celebridades. Apresentado por Roberto Justus, foi a primeira edição com candidatos famosos. A grande vencedora foi a ex-jogadora de vôlei e ex-ministra dos Esportes do Brasil, Ana Moser.
Ana Moser comemora o status de campeã do Aprendiz Celebridades